"Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a fazer uso do vento, utilizando velas em seus barcos e até mesmo como ajuda para escravos e animais em tarefas como bombeamento de água e moagem de grãos(mós), a seguir os persas deram origem ao primeiro moinho de vento vertical, e mais tarde este sistema foi aproveitado pelos árabes e utilizados em outras partes do mundo, sofrendo transformações que variam de região para região.
Moinhos são instalações que possuem conjuntos de mecanismos capazes de converter a energia do vento em energia aproveitável. Estes mecanismos basicamente possuem uma ou mais pás conectadas a um eixo central ao qual accionam outros mecanismos que podem servir para bombear água, moagem de grãos (mós) ou gerar electricidade. Se estes moinhos forem utilizados como bombas ou mós, recebem o nome de Moinhos de Vento, se forem para gerar electricidade são conhecidos como Turbinas Eólicas ou AeroGeradores, podendo estes últimos estarem divididos em dois tipos: de eixo Horizontal e de eixo Vertical.
Muitas turbinas eólicas modernas podem funcionar quando o vento está a uma velocidade mínima de 20 km/h e atinge seu aproveitamento máximo aos 50 km/h (pode variar conforme a tecnologia empregada), quando atingem velocidades acima destas existem mecanismos para as desligar, actualmente as únicas limitações estão em questões urbanísticas e estudo de área.
Apesar das Energias Renováveis terem um elevado custo de instalação e manutenção, será de vital importância para a existência de uma sociedade saudável e que se preocupa com o futuro."
Fonte de informação:
http://www.inxinet.com/2008/05/29/energia-eolica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário