Energia solar ☺
A utilização de captação de energia luminosa tem se intensificado no mundo todo, milhares de pessoas têm utilizado essa energia como método de renovar seus princípios destruidores de ambientes.
O sol é uma das fontes de energias renováveis que é mais rentável nos últimos tempos, o aproveitamento de luz ou calor do sol é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios desse novo milênio. Além disso tem uma fonte infindável, não polui e não atrapalha o meio ambiente.
O sol irradia anualmente o equivalente à 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período. Para medir sua potência é usada a unidade de quilowatt. Produz continuamente 390 sextilhões de quilowatts de potência. Como o Sol emite energia em todas as direções, um pouco desta energia é desprendida, mas mesmo assim, a Terra recebe mais de 1.500 quatrilhões de quilowatts-hora de potência por ano.
Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser
poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradorespara a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de
altos investimentos para o seu aproveitamento, além da existência de problemas com a variação de luz solar em dias de chuva, por exemplo. Para cada um metro quadrado (1m²) de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metrosquadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar 1 suprimento de energia equivalente a:
*54% do petróleo nacional.
*2 vezes a energia obtida com o carvão mineral.
*4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário