Na idade Média eram comuns os moinhos movidos com energia das marés. A força que fazia o mar avançar ou recuar era aproveitada para movimentar as pedras de moer. Essa fonte energética secular vem ganhando um empurrão da tecnologia. Usinas elétricas no fundo do mar estão em construção no Mediterrâneo e no Mar do norte. numa usina maremotriz, a energia é produzida por meio de turbinas similares às das eólicas. A inglaterra é o país que mais investe nessa fonte energética: em Abril de 2008, foi instalada em seu litoral a primeira usina maremotriz da nova geração.
Em relação à energia solar ou eólica, a maremotriz tem vantagem de ser mais previsível, já que o regime das marés é influenciado pelos movimentos da lua. Como a água é centena de vezes mais densa que o ar, consegue mover as turbinas com um décimo de velocidade do vento. Em média, oito turbinas submarinas, com um diâmetro de 25 metros, conseguem produzir energia para abastecer cerca de 5000 casas.
Mas, como toda a fonte energética, a energia maremotriz pode causar danos ambientais se for aplicada em larga escala, sem cuidados prévios. Um estudo mostrou que a construção em série de turbinas submersas influenciaria o transporte natural de areia nas praias e canais em que fossem instaladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário