Pages

terça-feira, 11 de maio de 2010

Polêmicas entorno da Energia Eólica

LINK DO POST:http:http://efeitoazaron.com/2010/03/04/energia-eolica-e-limpa-acho-que-nao/

"Nosso mundinho anda passando por sérias mudanças, das quais muita gente acredita que somos os culpados. A partir dessa preocupação, surgiram nobres esforços para substituir as principais matrizes energéticas do planeta, uma vez que as atuais acabam por trazer diversos impactos ambientais e sociais.
Dos vários exemplos de alternativas consideradas limpas – ou seja, que não trazem grandes impactos ao nosso planeta – vamos falar um pouco sobre a Energia Eólica. Mas vamos começar do início! O que é essa tal energia eólica??Pois bem… A primeira coisa de que vocês tem que entender é de que a energia eólica é um subproduto da energia solar.
- Aff.. o QF ta surtanto…
Não to não, calma! Hehehe… A energia dos ventos é gerada pelo Sol! Ele aquece nossa atmosfera e devido a diversas condições locais, de posição no planeta, não devemos esperar que esse aquecimento seja por igual em todo lugar e é a partir dessas diferenças de temperatura que vamos ter diferenças de pressão na atmosfera. Essas sempre vão tender, naturalmente, a se anularem e dessas tendências é que surgem os ventos. Massas de ar se movendo tentando entrar em equilíbrio.Concluindo, a energia dos ventos é consequência de um grande efeito dominó que começa no Sol (Curiosidade: cerca de 1 a 2% da energia enviada pelo Sol é convertida em energia eólica)
Agora, como aproveitamos essa energia? Fazemos isso através de aerogeradores, que nada mais são do que cata-ventos gigantes! Estes são posicionados em regiões que possuem um certo regime regular de ventos – claro, para garantir que vão produzir energia a maior parte do tempo – e através de um gerador que ao ter suas pás movidas pela energia contida nos ventos gera energia elétrica.
Simples assim! Não é nada extraordinário! O processo que faz essa conversão é basicamente o mesmo de qualquer outra central de produção de energia elétrica. Mas o problema é que as Leis da Termodinâmica são claras: Não existem almoços grátis! O que isso quer dizer? Quer dizer que não vamos obter energia sem pagar um preço por isso e segundo os entusiastas da energia eólica, os maiores preços/desvantagens dessa tecnologia são:
1. Poluir – visualmente – a paisagem com feios, porém charmosos aerogeradores.
2. O movimento das pás do aerogerador podem gerar ruídos mais chatos que Rebolation.
3. As pás dos aerogeradores podem acertar, eventualmente, a cabeça de algum pardal e leva-lo a óbito.
Olhando pra essas desvantagens… convenhamos: é um preço baixo. Na verdade EXTREMAMENTE baixo pra ser verdade! Mas parece que falta algo… Vamos pensar um pouco: Como dito anteriormente, os aerogeradores convertem a energia dos ventos em energia elétrica, certo? Então quer dizer que os ventos que passavam onde instalamos os aerogeradores (aquelas regiões em que os ventos são bastante frequentes e intensos) ficaram com menos energia do que antes. Com menos energia esses ventos não vão mais até onde iriam, devido a presença dos aerogeradores!"

Um comentário: