

Praticamente toda a energia renovável no Brasil é procedida pela geração de hidroletricidade.
UM BREVE COMENTÁRIO:
- A visita a Usina Eólica Ventos do Sul, foi bastante produtiva... Aprendemos de fato onde a Química está incluída nesse assunto. Tudo é tão grande que perdemos a noção de tamanhos.
Na Usina são exatamente 75 aerogeradores de 2 megawatts cada, instalados em grandes torres com altura de 100 metros. Atingindo no máximo 150 megawatts (a usina é um complemento de energia). É importante ressaltar que o Parque fica em um local particular, onde seus donos ainda plantam e criam seus animais (gado). Com mais segurança, é claro!
O orientador também revelou que a mortalidade dos pássaros ocorre, porém com pouca frequência. Há um pessoal que analisa pesquisa, de uma forma com que não só os pássaros e também outros animais não sejam prejudicados.
Todos os resíduos (lixo, tinta, graxa, etc.) são separados e entregues em outro local autorizado, para que não danifique o lago, plantas do Parque e até mesmo os animais.
Esse projeto de energia demonstra bastante importância que eles têm em relação ao meio ambiente!
A transformação da força do vento em energia é uma tendência mundial. A energia eólica contribui para a preservação do meio ambiente, não requer água nem gera gases que provocam o efeito estufa.
A Petrobras investiu em três parques eólicos: o primeiro em Macau, no Rio Grande do Norte, com capacidade de produzir 1,8 MW, e dois nos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, com capacidade entre 3 MW e 4 MW cada.
Para analisar a viabilidade das futuras unidades, a Petrobrás mantém equipamentos de medição do potencial dos ventos em cerca de vinte localidades do Brasil.
Fonte: www2.petrobras.com.br
O transporte marítimo é um dos principais vilões da emissão de CO2 lançados na atmosfera. Ultimamente, a frota mercante tem sido criticada por não fazer o suficiente para combater o aquecimento global. De todo o CO2 lançado na atmosfera, 4% provém de navios, mais até do que a indústria da aviação.
Fonte: www.energiaeficiente.com.br
Toyota Prius: Híbrido de eletricidade e gasolina
Fonte: www.energiaeficiente.com.br