Pages

quarta-feira, 31 de março de 2010

Definições do Grupo !!

Energia Eólica: é aquela gerada pelo vento. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada é considerada uma fonte limpa que não polue e não agride o meio ambiente.

Funcionamento: o vento gira as pas do cata vento gigante(aerogerador) que adicionam um gerador dentro da torre, por sua vez o gerador transforma a chamada energia mecânica em energia elétrica, que por meios de cabos é distribuidas para a rede elétrica e chega aos consumidores.

Vantages:
*Fonte de energiasegura e renovavel.
*Não polue o meio ambiente.
*Suas instalações são moveis, e quando retirada, pode-se refazer toda a área utilizada.
*Tempo Rápido de construção(menos de 6 meses).

Desvantagens:
*Sua instalação causa modificação da paisagem.
*O som do vento bate nas pás produzindo um ruido constante.

terça-feira, 30 de março de 2010

Como Funciona a Energia Eólica ?

"O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes. "Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões", diz o engenheiro mecânico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica. O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia. Apoiado no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), lançado pelo Ministério de Minas e Energia, o Brasil pretende atingir, em 2008, cerca de 1.500 MW gerados pelo vento - um terço disso será instalado no Ceará e deve suprir mais da metade da demanda do estado. O que impede a instalação de mais centrais eólicas ainda é o preço. A energia gerada por uma central eólica custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidrelétrica. Por outro lado, a energia do vento tem a grande vantagem de ser inesgotável e causar pouquíssimo impacto ao ambiente."

Por: Artur Louback Lopes
REVISTA MUNDO ESTRANHO – 09/2005

Bibliografia: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml

domingo, 28 de março de 2010

Energia Eólica no Brasil

O estado do Ceará destaca-se Por ter Sido dos Primeiros Locais hum hum Realizar um Programa de lavantamento do potencial eólico, Que Já É consumido Por Cerca de 160 mil Pessoas. Outras Medições Feitas Foram Também no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro, de Pernambuco e nd Ilha de Marajó. A Capacidade Instalada sem Brasil e de 20,3 MW, Turbinas eólicas com de médio e grande porte conectadas à Rede Elétrica.
Vários OS ESTADOS Passos seguiram brasileiros do Ceará, Iniciando Programas de Levantamento de Dados de vento. Hoje existem Mais de cem anemógrafos computadorizados espalhados Pelo território nacional.
Considerando o grande potêncial eólico do Brasil, Confirmado etravés de estudos recentes, É Possível um Eletricidade Custos competitivos com Centrais termoelétricas, hidroelétricas e Nucleares, Reduzido Custo com.

Energia Eólica

O Que É e Como funciona?

A Energia Eólica É Obtida Pelo Movimento do ar (vento). É abundante Uma Fonte de Energia, Renovável, Água Limpa e Todos oslugares Disponível em.
Os Moinhos de Vento Foram inventados nd Pérsia não séc. Foram inventados V. êles n bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de hum moinho de vento Não mudaram Desde então: vento atinge Uma hélice Ao que mivimentar-SE UM eixo gira Que impulsiona Uma bomba (Gerador de Eletricidade).
Os Ventos São gerados Pela Diferença de temperatura da Terra e das Águas, das Planícies e das montahas, das regioes equatoriais e dos OOL do Planeta Terra. Como hélices Uma turbina de vento de São Diferentes das lâminas dos antigos moinhos PORQUE São aerodinâmicas E mais eficientes. Como TEM hélices o Formato de Aviões de asas e uma aerodinâmica Usam MESMA. Como hélices em hum ativam mivimento eixo Que ESTÁ Ligado à Caixa de Mudança. Através de Uma engrenagens de uma série Velocidade do eixo de Rotação Aumenta. O eixo de Rotação com Conectado ESTÁ AO Gerador de Eletricidade Que A rotação em alta Velocidade Gera Energia.
Um aerogerador Num Consiste Gerador elétrico Movido Por hélice uma, Que por sua vez É mivida Pela Força do vento. A hélice PoDE Ser vista motor UM Como um vento, Cuja QUANTIDADE de Eletricidade Que PoDE Ser Gerada pelo vento Depende de Quatro fatores:
* Da QUANTIDADE de vento Que Passa Pela hélice;
* Do diâmetro da hélice;
* Da dimenção do Gerador;
* E do rendimento de todo o Sistema.

A Relação com o Meio Ambiente:

A enrgia eólica É considerada um Mais Limpa do planeta, Lugares Diversos Disponível em intensidades e em Diferentes, Uma boa alternativa Às enrgias não-Renováveis.
Apesar de queimarem Não Combustíveis fósseis E não emitirem Poluentes, fazendas eólicas Não São TOTALMENTE desprovidas de Impactos Ambientais. Elas alteram paisagens SUAS torres com hélices e podem ameaçar e Pássaros SE FOREM instaladas em rotas de migração. Emitem Um Certo Nível de Ruído (de Baixa Frequência), que PoDE Causar Certo incomodo. Além disso, podem Causar Interferência nd transmição de Televisão.
O Custo dos Geradores Eólicos É Elevado, porém o vento e Uma Fonte inesgotável de Energia. E as plantas eólicas TEM UM FINANCEIRO Retorno a Um Curto Prazo.

Site: http://www.ambientebrasil.com.br/
Dados: CBEE - Congresso Brasileiro de Eficiência Energética

terça-feira, 23 de março de 2010

Curiosidades Sobre Raios, Trovões e Relâmpagos.



O comprimento médio da trajetória de um relâmpago na atmosfera vai de 5 a 10 quilômetros, aproximadamente duas vezes a distância de Salinópolis (município do Pará) até uma de suas praias mais famosas, a praia do Atalaia.

O número de descargas que ocorrem em nosso planeta pode chegar a 100 em cada segundo, quase o número de batidas das asas de um beija-flor no mesmo intervalo, cerca de 90 vezes.

O tempo de cada descida da Carga Líder, chamado de etapa da líder, é de 1 microssegundo ou 1 milionésimo de segundo. A Líder ainda para entre as etapas por 50 microssegundos, uma eternidade comparado ao tempo da etapa.

A segunda quebra da rigidez dielétrica do ar, a que ocorre próxima ao solo, é quase instantânea e dura 100 milisegundos (1 décimo de segundo). Curiosamente, esse é o tempo de remanescência, tempo que dura uma vibração auditiva em nossos ouvidos.

O intervalo médio entre as descargas de retorno é de 40 milisegundos, ou 4 centésimos de segundo. Uma coruja leva apenas 1 bilionésimo de segundo para perceber o chiado de um rato, sua presa preferida.

Com a velocidade da Carga Líder (100 km/s) se poderia ir da Terra até a Lua em 1 hora e 4 minutos, aproximadamente.

O intervalo médio entre as descargas de retorno é de 40 milisegundos, ou 4 centésimos de segundo. Uma coruja leva apenas 1 bilionésimo de segundo para perceber o chiado de um rato, sua presa preferida.

Com a velocidade da Carga Líder (100 km/s) se poderia ir da Terra até a Lua em 1 hora e 4 minutos, aproximadamente.



FONTE: Relâmpagos e Trovões.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Energia Eólica

A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado. Em países com uma malha hidrográfica pequena, a energia eólica passa a ter um papel fundamental já nos dias atuais, como talvez a única energia limpa e eficaz nesses locais. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogeradores).

Energia Eólica

Utilizamos atualmente a energia eólica para mover aerogeradores,ou seja,
grandes turbinas são colocadas em lugares de muito vento.Essas turbinas tem a forma
de cataventos ou um moinho,esse movimento através de um gerador,produz energia eólica.
Considerada uma das fontes mais promissoras e naturais de energia,porque é renovável,não
se esgota,limpa,ajuda amplamente na redução do efeito estufa,issu se utilizada para substituir
fontes de combustíveis fósseis.

O que são motores elétricos?

MOTORES ELÉTRICOS:

Desempenham uma função inversa,ou seja,convertem energia elétrica em mêcanica,
ao contrário dos geradores.É o mais utilizado dentre todos os tipos,pois possui as
vantagens da energia elétrica,com custo baixo,facilidade de transporte,e um fato
muito importante que não podemos esquecer,a versatilidaden de adaptação às cargas
e rendimento muito elevado.

Tipos de Geradores

TEMOS ENTÃO:

1)Gerador síncrono:rotação constante em seu eixo,geram tensões induzidas pelo motivo de cortarem os condutores dos enrolamentos estatores ocorrido pelo pólos do rotor(motor elétrico giratório).
2)Gerador por indução ou assíncrono:possui dois campos magnéticos girantes,no qual são chamados de rotor e estator.O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel.
3)Gerador de corrente contínua:ele continua o enrolamento do estator,obedece-se a lei de fareday.

Gerador

CONCEITO:

Gerador é um dispositivo utilizado para conversão de energias,temos como exemplos,
a mêcanica,química,e qualquer outra forma de energia em energia elétrica.